Presidente da UGT-AM participa de reunião do Conselho Municipal do Trabalho

O presidente da União Geral dos Trabalhadores do Amazonas (UGT-AM), Antonio Mardonio, participou pela primeira vez da segunda reunião do ano do Conselho Municipal do Trabalho (CMT) como representante da Central Sindical.

A reunião aconteceu na última sexta-feira (01) na sede da Secretaria Municipal do Trabalho, Empreendedorismo e Inovação (Semtepi) na rua Rio Jamary, 77, Vieiralves, zona Centro-Oeste de Manaus.

O principal assunto entre os conselheiros foi a viagem a Brasília do secretário Municipal do Trabalho, Marco Antônio de Lima Pessoa, onde foi tratar do aceleramento do processo de legalização do CMT junto aos órgão competentes, como o Ministério do Trabalho e Emprego (MTE).

A legalização do CMT é importante porque visa habilitar o órgão a ter acesso aos recursos do Conselho Deliberativo do Fundo de Amparo ao Trabalhador (CODEFAT) para implemento de políticas públicas de geração de emprego e renda, além da qualificação profissional dos trabalhadores.

"Caso haja demandas de várias áreas profissionais, como garçons, por exemplo, o trabalhador deverá procurar a entidade ou empresa que atua com qualificação profissional para poder ter acesso aos cursos de seu interesse", explicou Mardonio.

O presidente da UGT-AM também defendeu que o CMT busque firmar parcerias com o Sine, tanto municipal quanto estadual, e universidades públicas e privadas com o objetivo de ampliar o processo de qualificação dos trabalhadores em diversas áreas e não somente aqueles que trabalham na área técnica, mas também profissionais de nível superior.

O Conselho

O CMT foi criado por meio da Lei municipal nº 13.667 de 17 de maio de 2018 e da Resolução nº 80 de 19 de abril de 1995 do CODEFAT. O autor do Projeto de Lei que criou o CMT é o vereador William Abreu.

O CMT é composto de forma tripartite e paritária por representantes dos trabalhadores, empregadores e governo municipal, com o número total de 12 conselheiros.

Mardonio afirmou que foi a primeira vez que a UGT-AM esteve presente na reunião do CMT e garantiu que a partir de agora a Central ugetista terá participação efetiva no conselho.

"Vamos apoiar de forma efetiva as iniciativas que venham beneficiar os trabalhadores por meio do conselho", finalizou.

Assessoria de Imprensa UGT-AM

Entre em Contato

Fale Conosco

Fale com o Presidente

UGT Amazonas
Endereço: Av. Tarumã, 779 - Centro, Manaus - AM, 69025-040
Telefone:(92) 3084-4029