Encontro reúne cipeiros para debater segurança e prevenção no trabalho

Cerca de 150 pessoas participaram nesta sexta-feira (28/7) do 3º Encontro Amazonense de SESMT e Cipa, realizado pelo Sindicato dos Técnicos de Segurança do Trabalho do Amazonas, que aconteceu no auditório da Escola Senai Antonio Simões, localizada na avenida Rodrigo Otávio, no Distrito Industrial, zona Sul de Manaus.

O evento é alusivo ao dia 27 de julho, que celebra o Dia Nacional de Prevenção de Acidentes de Trabalho. A data é símbolo da luta dos trabalhadores brasileiros por melhorias nas condições de saúde e segurança no trabalho.

No início da década de 70, a iniciativa do Banco Mundial em cortar os financiamentos para o Brasil, caso o quadro de acidentes de trabalho não fosse revertido, resultou na publicação das portarias nº 3236 e 3237, em 27 de julho de 1972. Segundo estimativas da época, 1,7 milhão de acidentes ocorriam anualmente e 40% dos profissionais sofriam lesões.

O então ministro do Trabalho, Júlio Barata, além de assumir as implementações das portarias, que regulamentavam a formação técnica em Segurança e Medicina no Trabalho, atualizou o artigo 164 da Consolidação das Leis Trabalhistas (CLT), que discorre sobre as condições internas de uma empresa, em relação à saúde e a segurança, mas precisamente sobre a atuação e formação da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA).

O evento teve o apoio da União Geral dos Trabalhadores do Amazonas  (UGT-AM), que desde sua concepção está empenhada na melhoria da segurança e saúde dos postos de trabalho.

Durante o evento, foram distribuídos várias cartilhas e folders explicativos a respeito da saúde e segurança no trabalho. A inscrição foi simbólica com a entrega de 1 Kg de alimento não perecível, cuja arrecadação será doada a instituições filantrópicas.

Participaram do encontro Márcia Kristina Amazonas Prado do Nascimento, superintendente Regional do Trabalho Substituta; Eulides Costa da Silva, Setor Jurídico do sindicato; Aldemir Amaral, presidente do Sindicato; e Antonio Mardonio, presidente da UGT-AM.

Assessoria de Imprensa UGT-AM

Entre em Contato

Fale Conosco

Fale com o Presidente

UGT Amazonas
Endereço: Av. Tarumã, 779 - Centro, Manaus - AM, 69025-040
Telefone:(92) 3084-4029