Histórico

A União Geral dos Trabalhadores (UGT) é uma associação civil com prazo indeterminado de duração, com jurisdição em todo território brasileiro e representação em todos os Estados. É entidade de grau máximo de representação sindical e tem a finalidade de coordenar, representar e defender os direitos e os interesses dos trabalhadores.

A UGT - Amazonas representa a UGT Nacional em nosso Estado e foi fundada em 6 de agosto de 2008 no Auditório da UEA (Universidade Estadual do Amazonas) com a filiação de 04 (quatro) sindicatos, sendo eles: Sindicato dos Bancários do Amazonas, Sindicato dos Radialistas de Manaus, Sindicato dos Trabalhadores em Indústrias de Cimento, Cal e Gesso do Amazonas e Sindicato dos trabalhadores no Comercio Derivado de Petróleo do Amazonas, na ocasião foi eleita a 1ª executiva estadual  para um mandato de 4 anos tendo como presidente da UGT/AM, o sindicalista Nindberg Barbosa dos Santos, presidente do Sindicato dos Bancários do Amazonas.

Constituída para defender os trabalhadores brasileiros através de um movimento sindical amplo, cidadão, ético, solidário, independente, democrático e inovador. A UGT defende a unidade no sindicalismo e o direito à livre associação e organização, visando a construção de um projeto social pacífico, justo e democrático, centrado no ser humano, capaz de oferecer respostas e propostas aos problemas nacionais.

Atualmente a UGT Amazonas tem seu quadro de filiação 25(vinte e cinco) sindicatos filiados, sendo 08(oito) sindicatos aguardando o registro sindical no Ministério do Trabalho e Emprego. A UGT Amazonas conta ainda com a filiação de 09(nove) Colônias de Pescadores e 02(duas) associações dos movimentos sociais.

 

Entre em Contato

Fale Conosco

Fale com o Presidente

UGT Amazonas
Endereço: Av. Tarumã, 779 - Centro, Manaus - AM, 69025-040
Telefone:(92) 3084-4029